Edgar Allan Poe

Edgar_Allan_Poe_2_retouched_and_transparent_bg

Nascido em Boston, Massachusettes em Janeiro de 1809. Foi um magnífico autor, poeta, editor, crítico literário, contista. Ele representava uma tendência contrária ao Romantismo nos EUA, seguia o fantástico, o misterioso, o macabro. Sua vida inteira foi marcada por sofrimento e mortes. Começou a publicar ainda novo, casou-se e se envolveu com bebidas. Seu problemas agravaram após a morte de sua esposa.

Poe é conhecido por seus contos de mistério, suspense e horror. É geralmente considerado o inventou do gênero ficção policial. Ele morreu jovem, aos 40 anos. E, o mais interessante é que sua morte se assemelha às suas histórias. É, ainda hoje, um mistério.

Poe morreu na noite de 7 de Outubro de 1849. Dizem que foi encontrado pelas ruas de Baltimore, com roupas que não eram suas, delirando, aparentemente angustiado e precisando de ajuda imediata. Acabou morrendo no hospital sem conseguir recuperar a sanidade para explicar o que havia acontecido. Alguns dizem que suas últimas palavras foram “Lord, please, help my poor soul.” (Senhor, por favor, ajude minha pobre alma). As causas reais de sua morte nunca foram apuradas, porém a ideia geral é que tenha sido causada por embriaguez.

Agora, vamos falar de seus contos, poemas e crônicas.

Suas obras mais conhecidas são góticas e seus temas mais comuns lidam com a questão da morte, porém, em alguns poemas podemos ver seu lado romântico ser desenvolvido, como por exemplo, em Annabel Lee. Seus poemas envolviam, muitas vezes, a morte de uma mulher. E, segundo o próprio poeta, “não há nada mais romântico que um poema sobre a morte de uma mulher bonita”. Vou listar aqui alguns dos seus principais poemas:

1830 – Alone; 1843 – Lenore; 1845 – The Raven (O corvo); 1849 – A dream within a dream;  1849 – Annabel Lee;

E agora, um TOP 5 dos meus contos favoritos ❤

1839 – William Wilson (O meu favorito EVER)

1842 – A Máscara da morte rubra (The masque of the Red death)

1843 – O coração delator (Tell tale heart)

1843 – O gato preto (The Black Cat) (O que me fez cair de amores por ele)

1846 – O barril de amontilhado (The Cask of Amontilado)

Leiam Poe, sério. Seus contos são fantásticos e seus poemas são apaixonantes. Desde que li pela primeira vez não parei de comprar livros com suas histórias, de pesquisar sobre a sua vida e morte, de procurar traduções e de ler TUDO!!!

E vocês sabiam que existem MUITOS filmes e até uma série inspirados nele e em suas obras?! Sim, meus amores. Diversos filmes antigos, um mais recente (e o meu favorito) e a série da Warner, The Following. Vou falar um pouquinho sobre eles, so DON’T GO AWAY!

The-Raven-631x420-custom

O mais recente filme sobre o Poe, é realmente sobre ele. O Corvo, de 2012, com John Cusack no papel de Edgar Allan Poe. Uma série de assassinatos começam a tomar conta da cidade, todos inspirados nos contos publicados pelo contista. Poe junta-se ao detetive Emmett Fields para solucionar esses casos que colocam seu nome em risco e o tornam o principal suspeito.

É um filme digno de ser assistido e meu, sério, o John Cusack está fantástico no papel do Poe. Segue o link para download, para que vocês possam amar este filme como eu amo!

the following

Agora vamos falar de séries! The Following, em sua primeira temporada, nos leva a conhecer Joe Caroll, um professor de literatura apaixonado por Edgar Allan Poe que foi condenado ao matar 14 mulheres, porém escapou do corredor da morte. E Ryan Hardy, ex-agente do FBI, responsável pela prisão de Joe. Após a fuga de Joe, o FBI acredita estar lidando com cerca de 300 mortes de mulheres que podem estar ligadas ao fugitivo. Em diversos momentos da série os poemas e a própria história de Poe são citados, sem contar que as mortes de Joe Caroll são todas inspiradas nos contos de Poe, sempre deixando claro que “a morte de uma mulher era uma das coisas mais belas”.

Essa série foi cancelada depois de 3 temporadas, porém, pelo menos para mim, parece que eles perderam o fio da meada ao se tratar de uma série de um serial killer que se inspirava em Edgar Allan Poe e acabou sendo uma série sobre assassinatos descontrolados e uma seita secreta. Mas, enfim, assistam à primeira temporada, ela é ÓTIMA, sua história é interessante e o Kevin Bacon está ótimo!!!!

Por hoje é só, meus lindos. Resolvi falar sobre ele porque sumi um pouco por aqui né, então por que não fazer um post interessante, sobre um assunto que eu gosto e sobre uma pessoa que admiro?! *-*

Espero que vocês gostem do post e que ele os leve a ler, entender e se apaixonar por EDGAR ALLAN POE!!

Já conhecem os trabalhos dele? Ficaram interessados? Comentem aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s