Dia 16: Thoughts on education

saladeaula

Primeiramente, desculpa gente. Prometi manter esse blog e não estava mentindo, mas a faculdade e o trabalho estão me consumindo e estou um pouco sem tempo!

Felizmente, achei um tempinho hoje para falar de algo importantíssimo! Sobre educação. Na verdade, sobre o que eu penso sobre a educação.

Primeiramente vamos falar da educação de casa né, algo que os pais deveriam saber passar aos seus filhos (e hoje em dia muitos têm falhado nesta missão). A educação de casa é aquela famosa de aprender a dizer por favor, obrigada, com licença, desculpa… Além do comportamento social necessário para a criança se enturmar bem em uma escola ou qualquer ambiente que frequente.
Mas, por algum motivo ainda desconhecido, os pais acham que todo e qualquer tipo de educação tem que vir da escola, dos professores. E isso está errado. Os professores ajudam mas não são obrigados à fazer algo que deveria vir de berço.

Agora o segundo tipo de educação, a educação das escolas. Bom, esse é um tema tão complexo, não é mesmo?!

Começando pelo ensino público do país, o qual eu presencial a vida inteira. É ruim. Sério. Existem professores maravilhosos, que te fazem se sentir no filme Sociedade de Poetas Mortos, assim como há professores que estão lá apenas pela comodidade do concurso público. E eu sinceramente acho que neste ponto as escolas particulares não ficam muito atrás não (comodidade e salários altos).
Apesar dos professores bons e ruins, há um fator ainda mais importante nesse sistema de educação. TUDO poderia ser melhor se o governo quisesse. Afinal, se a educação é tão importante como eles clamam, por que não investir mais em livros nas escolas? Ou projetos de incentivo? Ou uma estruturação segura nos prédios de uma escola?! Para mim, a única explicação é “porque eles não querem“.

Mas, apesar disso tudo, ainda ouso em dizer mais: Quem faz a escola é o aluno. E deixo essa frase em aberto, acredito que cada um tenha um interpretação diferente. Essa frase era um quadrinho pequeno que ficava em cima de todas as lousas da minha antiga escola, eu terminei o ensino médio há 6 anos e nunca esqueci do seu significado para mim.

Eu estudei em escola pública, fui muito bem educada em casa, obrigada, e hoje, faço as minha educação a dos outros. Ensino crianças a como se comportar, fazer o certo e saber a diferença entre certo e errado. Escolhi a área da educação porque ainda vejo esperança!!!!

Bom, lindinhos, agora é com vocês. O que acham da educação desse nosso Brasil hoje em dia? O que poderia mudar? Vocês tiveram boas educações, dentro e fora das escolas?

4 comentários sobre “Dia 16: Thoughts on education

  1. Devaneius disse:

    Olha o Atrasildo aqui haha
    Educação… Que coisa complicada, não? Mas complicada porque nós a deixamos complicada. Se as pessoas se esforçassem mais por ela, com certeza ela melhora. A frase que você citou tem toda razão: “Quem faz a escola é o aluno.” O aluno faz a escola porque é ele quem deve lutar para que ela melhore, é ele que deve estudar e entender como o mundo funciona, para que quando chegar a hora de escolher quem vai gerenciar o país, escolha certo, e evite o transtorno que vivemos hoje de ver um bando de velhos gordos e endinheirados sugando nossas vidas enquanto a educação e outras áreas importantes vão para o brejo. E ainda, repito aqui o que eu disse no blog do meu bofe: Eduquemos nossos filhos para que eles aprendam certo na escola e possam melhorar o país. Começa num lugar pequeno, nossa casa, e se expande para todo o Estado se fizermos direito e com vontade.

    Curtir

  2. desajustado disse:

    Olha, posso dizer que a mudança da qualidade do ensino de um tempo pra cá, em algumas escolas publicas até mudaram, para melhor, se ainda parar pra comparar com a de algumas escolas particulares é até bem melhor. Mas o caso é que realmente, existem aqueles professores que querem ensinar e aqueles que só querem cumprir a carga horaria, e os alunos que querem aprender e aqueles que estão lá pela merenda, pelos colegas ou por não ter o que fazer em casa! E o que adianta melhor o ensino se ninguém quer aprender ou ensinar?
    É até lastimável você parar pra pensar que a base do país, a educação do meu ponto de vista, esta uma merda, caindo aos pedaços, e imagine o restante se só a base já esta assim?
    Aliás, bacana o post 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

